A sustentabilidade é um caminho sem volta. E isso é excelente. Porque é só através de projetos sustentáveis, em qualquer que seja o segmento, que vamos melhorar nossa relação com o meio ambiente, do qual dependemos para melhorar, também, nossa qualidade de vida. 

Entre tantas atividades que causam muitos danos ao meio ambiente, a construção civil está entre as principais, por conta dos impactos que gera na paisagem e da quantidade de rejeitos que produz.

Esse é um dos motivos pelos quais tantas pesquisas vêm sendo desenvolvidas nessa área na busca por alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente e aos profissionais, já que muitas vezes esses trabalhadores, especialmente aqueles que atuam nos canteiros de obras, são expostos a compostos químicos, poeira e vapores tóxicos. 

As descobertas, quando colocadas em prática, tendem a resultar em projetos sustentáveis,  que geram a própria energia e consomem menos água, por conta de cisternas e outros sistemas para evitar o desperdício, além de se integrarem melhor à paisagem.

No Brasil existem diversas iniciativas baseadas nos conceitos de sustentabilidade desde a execução da obra. As soluções empregadas em cada empreendimento são bem diversificadas, mas o que eles têm em comum é a preocupação com a coletividade e não apenas com quem vai ocupar o espaço ou está pagando para que ele seja construído.

A seguir vamos apresentar alguns projetos sustentáveis, públicos, privados e do terceiro setor, que se destacam no cenário nacional.

Bairro Pedra Branca

Registrado como Cidade Universitária Pedra Branca, ainda nos anos 1990, o (atual) Bairro Pedra Branca, em Palhoça/SC é um exemplo de que é possível conciliar pessoas e meio ambiente no mesmo espaço, sem prejuízo para nenhuma das partes.

Por oferecer segurança e qualidade de vida, é um dos bairros mais procurados da cidade. Mas ele se destaca também no quesito sustentabilidade.

Os edifícios do Pedra Branca foram projetados e construídos com materiais e métodos de baixo impacto ambiental, resultando em menor consumo de energia e menos emissão de gases do efeito estufa.

Os prédios contam, ainda, com sistemas que possibilitam o uso sustentável de recursos naturais, como coleta de água da chuva, aproveitamento da iluminação e ventilação naturais e sistema próprio para tratar água e esgoto. 

Casa sem tijolos

É isso que propõe (e executa) uma empresa de Curitiba/PR. Os imóveis que eles constroem são feitos de madeira autoclavada de reflorestamento, baseada no sistema Wood Frame.

Ainda pouco empregado no Brasil, o sistema Wood Frame é um método construtivo que utiliza madeira tanto nos perfis estruturais quanto nas paredes (internas e externas). 

Entre as vantagens em relação à alvenaria, principal técnica de construção usada no Brasil, destacam a rapidez na execução da obra, a durabilidade do imóvel e a menor quantidade de resíduos (entulhos).

Além de serem projetos sustentáveis, pelo baixo impacto ambiental, as edificações construídas no sistema Wood Frame podem ter até cinco pavimentos, são altamente resistentes e, ainda assim, apresentam estrutura leve e flexível que possibilita uma infinidade de acabamentos tanto no interior quanto no exterior do imóvel.

Esse método construtivo é um dos mais utilizados nos Estados Unidos. No Brasil, além da cultura, que prioriza a utilização de tijolos e cimento para construção de moradias, o método ainda não está regulamentado, mas vem se tornando cada vez mais conhecido conforme aumentam as discussões acerca da sustentabilidade na construção civil. 

Leia o artigo tendências da construção civil para 2021.

EcoCommercial Building (ECB)

Localizado na cidade de São Paulo/SP, o EcoCommercial Building é um dos projetos sustentáveis de maior destaque no Brasil, e recebeu o Prêmio Melhores Práticas Globais em Construção Verde, no Fórum Global sobre Assentamentos Humanos.

O ECB conta com painéis solares para geração de energia, sistema de ventilação natural em todos os espaços, com ar-condicionado em apenas 5% da área útil, além de brises, persianas e películas que protegem as pessoas da radiação solar.

Para bloquear o calor e permitir a entrada de luz natural, foi instalado isolamento térmico e placas translúcidas nas fachadas. Em relação ao consumo de água e energia, o edifício possui um sistema interno para gestão desses recursos.

A sustentabilidade esteve presente no ECB desde o início do projeto, que foi elaborado levando em consideração as árvores nativas do entorno – todas foram preservadas. Ainda, 97% dos resíduos produzidos durante a construção foram reciclados.

Estádio Mineirão

E para aqueles que acham que sustentabilidade só é viável em obras de pequena e média proporção, apresentamos o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, em Belo Horizonte/MG.

Com mais de 170 mil metros quadrados de área construída e capacidade para acomodar público superior a 60 mil pessoas, o Minerão também tem números expressivos em relação à sustentabilidade.

Sua usina solar fotovoltaica gera energia suficiente para alimentar 1,2 mil residências. Toda a energia consumida durante os jogos no Mineirão é proveniente dessa usina, ou seja, quando se trata de energia elétrica, ele é autossuficiente e ainda conta com outros sistemas que mantém seu consumo 30% menor em comparação a outros estádios do mesmo porte.

O sistema de captação de água da chuva não é nada modesto, com capacidade para armazenar 5,5 milhões de litros de água – que são destinados aos vasos sanitários e mictórios.

A exemplo do ECB, o Mineirão foi sustentável desde o começo, já que foram implantadas medidas para economia de água e energia, bem como foram doados a diversas entidades o gramado, as cadeiras e a madeira da estrutura antiga.

Projetos sustentáveis e tecnologia

Quando o assunto é construção civil, a sustentabilidade vai estar sempre associada à tecnologia e à inovação. Isso porque, são esses dois elementos que permitem desenvolver projetos sustentáveis, a partir de novos métodos e materiais que geram economia ao mesmo tempo que diminuem o tempo de execução e aumentam a qualidade da entrega.

Para saber mais sobre materiais que contribuem para a sustentabilidade da sua obra, entre em contato conosco.