O vergalhão é um material usado com frequência na construção civil, servindo para a produção de armadura de concreto. A peça é tradicionalmente feita de aço, mas, com o desenvolvimento da tecnologia, tem ganhado alternativas mais leves, duradouras e sustentáveis. 

Uma delas é o vergalhão de fibra de vidro, material que cumpre a mesma função do aço, porém com inúmeras vantagens quando comparado a ele. Neste texto, você vai saber o que é fibra de vidro e como ela pode tornar a sua construção mais rápida. Confira.

O que é fibra de vidro?

Primeiro, vamos entender do que se trata esse material chamado fibra de vidro.

A fibra de vidro, ou fiberglass, é um material composto, formado por filamentos de vidro extremamente finos e flexíveis. A esses filamentos de vidro, junta-se a resina de poliéster ou de outros materiais, resultando em um composto chamado de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), o nome correto da fibra de vidro. 

Resistente à flexão e ao impacto, o PRFV pode ser moldado para criar peças de diversos formatos. Outra característica do material é a de não enferrujar e resistir mesmo em ambientes altamente agressivos. Além disso, seu peso é reduzido, o que facilita o transporte.

O uso do material, no entanto, não fica restrito aos vergalhões. A fibra de vidro também é usada em: 

  • Artigos náuticos, como boias e cascos de embarcações
  • Artigos de aviação, como hélices de helicópteros
  • Artigos automotivos, como pastilhas de freio e carrocerias
  • Peças que ficam em contato com a água frequentemente, como caixas d’água e piscinas
  • Equipamentos diversos, como engrenagens, carcaças de instrumentos e máquinas

Como a fibra de vidro facilita sua construção?

Agora, vamos falar especificamente do uso da fibra de vidro na construção civil. Usar os vergalhões produzidos com esse material traz uma série de benefícios, que contribuem para uma obra mais produtiva, permite que seja finalizada mais rapidamente e aumenta as possibilidades de lucro para as construtoras.

Confira algumas opções de aplicação do Verga Fibra clicando aqui.

Entenda como a barra polimérica da Composite Group Brazil facilita sua construção:

Resistência e durabilidade

A fibra de vidro é um material mais resistente em comparação com o aço. Devido a sua composição, não perde seu desempenho nem se decompõe. Também fica imune à corrosão e à reação com ácidos e outros materiais.

O Verga Fibra, vergalhão de fibra de vidro produzido pela Composite Brazil Group, por exemplo, tem uma resistência à tração de 2,5 a 3 vezes maior em comparação com o aço.

Dessa forma, o resultado é uma obra duradoura — conforme estudos, os vergalhões podem ficar sem mudanças na estrutura e no desempenho por 80 anos ou mais. 

Leveza

As barras poliméricas como as da Composite Group Brazil são até 9 vezes mais leves que os vergalhões tradicionais de aço.

Isso reduz o peso total da sua construção, sem, no entanto, comprometer a resistência, além de facilitar o transporte do material e a sua movimentação no canteiro de obras.

Segurança térmica e elétrica

A fibra de vidro é um material de baixa condutividade térmica — ou seja, tem pouca habilidade de transmitir calor. Além disso, tem valor condutivo térmico de 0,046 a uma temperatura de 27 graus Celsius — valor bem menor os 80,3 do ferro. 

Além disso, como o plástico e o vidro são isolantes, não conduzem eletricidade. Essas são características que garantem mais segurança térmica e elétrica para a sua construção. 

Redução de custos

Há quem pense que o vergalhão de fibra de vidro tem um custo mais alto que o tradicional, fabricado em aço. Mas, na verdade, escolher a opção mais leve pode reduzir em até 25% os custos da sua construção.

Isso porque é preciso levar em consideração que os custos de entrega são reduzidos. Como o material é leve, não é necessário equipamentos especiais ou um grande número de trabalhadores para descarregá-lo. A instalação também é facilitada, reduzindo o tempo de entrega do projeto.

Como não há desequilíbrio entre a reação da fibra de vidro e a estrutura de concreto por mudanças climáticas, por exemplo, o uso de vergalhões desse material também ajuda a evitar tensões internas e rachaduras na construção. Dessa forma, manutenções constantes são menos necessárias. Assim, você também economiza com contratação de mão de obra.

No caso do vergalhão produzido pela Composite Brazil Group, há ainda outra característica que ajuda a reduzir custos: ele pode ser fabricado sob medida para a sua construção, evitando desperdícios.

Outras características do vergalhão de fibra de vidro

Falamos de algumas das principais características da fibra de vidro. Mas há ainda algumas outras vantagens que esse material oferece, sobre as quais falaremos mais brevemente:

  • Limpeza: devido a sua composição, é um material que não acumula sujeira e é fácil de higienizar;
  • Sustentabilidade: além de mais econômica, a barra polimérica da Composite é reciclável, podendo ser derretida para a criação de novas peças;
  • Flexibilidade: pode ser moldada em diversos formatos, por ser altamente flexível.
  • Versatilidade: pode ser usado em obras diversas, como casas, indústrias e rodovias.

Conheça o vergalhão de fibra de vidro da Composite Group Brazil

Agora que você já conhece as principais características do verga fibra e seus benefícios para a construção, que tal descobrir uma opção de qualidade disponível do mercado?

Estamos falando do Verga Fibra, vergalhão de fibra de vidro criado pela Composite Group Brazil, multinacional que investe em pesquisa e desenvolvimento para produzir materiais tecnológicos e sustentáveis.

O Verga Fibra, foco da Composite no momento, é produzido na forma de hastes com o núcleo feito de fibra de vidro e resinas aglutinantes. Comercializado por metro, é tão leve que pode ser entregue em forma de rolo, conforme o tamanho desejado pelo cliente. Quer saber mais? Entre em contato, peça um orçamento e entenda como a Composite pode te ajudar.