Um bom planejamento pode perder toda sua eficácia se, na prática, nada for feito para otimizar a execução da obra.

Muito se fala sobre a importância do planejamento e o quão indispensável ele é para o sucesso de uma entrega. 

Mas, no dia a dia, o fluxo das atividades no canteiro de obras também desempenha papel decisivo no resultado final. 

Otimizar a execução da obra vai além de aumentar o ritmo da produção. 

É reduzir gastos desnecessários com equipamentos, materiais e recursos humanos, alinhar os objetivos do planejamento com toda a equipe e, acima de tudo, garantir condições favoráveis para que os trabalhadores desenvolvam o trabalho com mais agilidade.

Nesse processo, é válido repensar algumas atitudes e adotar novas práticas. Confira nossas dicas. 

Controle de resíduos para otimizar a execução da obra

Um ambiente limpo e organizado interfere na produtividade de qualquer equipe. No canteiro de obras isso não é diferente! 

O acúmulo de entulhos em determinadas áreas da obra pode tornar-se um obstáculo para os trabalhadores. 

Além de exigir maior esforço para ultrapassar as barreiras diversas vezes ao dia, aumentando o tempo de deslocamento entre um lugar e outro, os acúmulos também acentuam as chances de acidentes de trabalho. 

Organizar com frequência o canteiro de obras é pensar também no ponto de vista logístico. 

Atitudes como manter os materiais próximos aos locais onde vão ser utilizados e criar corredores com espaço adequado para a circulação de pessoas e máquinas impactam diretamente no ganho de produtividade e na segurança. 

Ainda assim, o acúmulo é inevitável. Por isso, é importante definir uma frequência diária ou semanal de remoção dos resíduos, dependendo do porte da obra e da etapa da construção. 

Investimento na equipe 

Investir na equipe que atua no canteiro de obras refere-se tanto à realização de treinamentos quanto à motivação dos trabalhadores. 

Pedreiros, mestres de obras, serventes e demais auxiliares precisam atuar em sincronia. A qualidade do trabalho de um reflete na dos demais. 

Por isso, é importante que todos eles recebam instruções claras sobre seus afazeres no dia a dia e sobre a forma correta de manusear e aplicar os materiais. 

O treinamento mostra-se como uma solução para a falta de mão de obra especializada, um dos principais problemas do setor de construção civil no Brasil. 

Uma alternativa é buscar parcerias com os fornecedores dos produtos, os quais podem conduzir treinamentos práticos sobre o manuseio e a aplicação para os trabalhadores dentro do canteiro de obras. 

Já em relação à motivação da equipe, ofereça recompensas pelo cumprimento de metas ou prazos. Uma equipe motivada e que recebe o reconhecimento pelo seu trabalho é mais produtiva. 

Métodos de execução

É indispensável que, além de motivada, a equipe disponha de condições ideais para alcançar o máximo de produtividade. 

Além de um ambiente seguro de trabalho, do uso de EPIs, de ferramentas adequadas e da realização de treinamentos, a produtividade depende dos métodos de execução. 

Nesse sentido, a tecnologia tornou-se uma grande aliada, diminuindo a carga de trabalho manual e repetitivo e o tempo de execução da obra. 

Isso inclui desde o uso de gruas, que viabilizam os deslocamentos horizontal e vertical de materiais pesados e equipamentos, a adoção de estruturas pré-moldadas e a implementação de técnicas off-site até o uso de drones para captação de imagens e mapeamento de regiões.  

Materiais inovadores para otimizar a execução da obra

Além das máquinas, os próprios materiais empregados na construção podem otimizar a execução da obra. 

Isto é, quando o manuseio e a aplicação dos materiais é mais fácil, exige-se menor esforço e reduz-se o tempo de trabalho em determinada tarefa. 

Por exemplo, os vergalhões de fibra de vidro da Composite Group Brazil são leves e maleáveis, podendo ser entregues em rolos no canteiro de obras, dependendo da bitola.  

Isso facilita desde o transporte até a aplicação do Verga Fibra, que pode ser feita por um menor número de trabalhadores e em menos tempo, além de ser mais seguro, prático e não exigir o uso de maquinário especial para deslocamentos.  

Outro exemplo é uma supercola, uma argamassa pronta que substitui o método tradicional de cimentação. Entre seus benefícios estão a maior velocidade e a facilidade de assentamento, uma vez que o produto é vendido em bisnagas e pode ser aplicado diretamente da embalagem. 

Tecnologia a favor da comunicação

Atualmente, a tecnologia tem ganhado mais espaço para diferentes propósitos. No caso da construção civil, além da substituição do trabalho manual, ela passou a ser utilizada também em prol da comunicação.

A troca de informações de forma clara e constante entre todos os envolvidos é fundamental para que o ambiente se torne mais produtivo, evitando atrasos e retrabalhos por falta de atualização. 

Partindo desses princípios, foi desenvolvida uma plataforma digital que automatiza toda a gestão da obra. 

Com códigos QR espalhados pelo canteiro de obras, os trabalhadores conseguem acessar, via celular ou tablet, a planta da obra e outras informações atualizadas para guiar o trabalho. 

Soluções como essa possibilitam a superação de um antigo problema do setor: o desalinhamento entre as obras e os escritórios de projeto, pois informações desatualizadas entre os lados podem causar inúmeros problemas e desperdícios, além de aumentar as chances de retrabalho. 

Dessa forma, otimizar a execução da obra é permitir que todos os envolvidos saiam ganhando!

Quem projeta vê os objetivos serem alcançados. Aqueles que executam têm maior facilidade e segurança no processo. Quem negocia conta com eficiência e agilidade como diferenciais. E para o cliente, que investe no empreendimento, a satisfação é garantida com a qualidade da entrega final e a redução dos custos.