É certo que imprevistos acontecem. Apesar disso, é possível, sim, diminuir custos na construção civil. Porém, é preciso começar a pensar sobre economia e orçamentos muito antes do primeiro tijolo.

A propósito, você já deve ter ouvido falar que quando se planeja uma obra, deve-se colocar um percentual de pelo menos 20% a mais no orçamento. Teoricamente, sempre se gasta mais do que o que foi pensado inicialmente.

Entretanto, é possível – com conhecimento, busca por soluções diferenciadas e ações assertivas – reduzir valores a investir e manter a qualidade. 

Não há milagre para conseguir esse resultado. Basicamente é preciso despender mais energia e recursos em questões-chave para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários e inesperados.

Nesse texto vamos falar a respeito de como é possível diminuir os custos na construção civil. Leia até o fim e aplique essas quatro maneiras!

Ah, e não deixe de ler o texto “Os 3 principais problemas da construção civil”. Ele é complementar às informações que trazemos por aqui!

1) Planejamento

Esse passo é fundamental para que todas etapas da obra tenham uma linha, uma orientação. Como obras – tanto as residenciais quanto aquelas de investimento – exigem bastante investimento e, sem uma um plano o resultado pode ser desastroso para seu bolso.

Isso porque sem planejamento podem haver compras equivocadas ou antecipadas (sem necessidade), trabalhos sem ordenamento ou necessidade de retrabalho. E, claro, todos esses problemas impactam no orçamento final.

Coloque no planejamento todos os passos a serem seguidos. Estabeleça, com os profissionais que você contratará, metas, prazos e tetos de orçamentos. 

Por mais que você não seja da área da construção civil, estude, pesquise. Procure entender mais sobre as possibilidades para a construção e como as alternativas podem dar conta das suas necessidades e, ao mesmo tempo economizar nos custos. 

2) Só trabalhe com profissionais

Embora pareça contraditório, acredite: pagar mais para uma equipe profissional vai diminuir custos da obra.

Para que você consiga planejar e seguir com todas as metas e prazos, é imprescindível a contratação de profissionais. Ter a confiança nessa equipe vai tornar todo o processo da obra muito menos estressante a você.

Mas antes de sair contratando, procure informações sobre esses profissionais. Busque referências, consulte e converse com ex-clientes e veja os portfólios.

Escolha profissionais bastante abertos ao diálogo (lembre-se que dialogar significa uma troca, portanto, ouça-os e também fale). Conversar reduz as possibilidades de mal entendidos, portanto, essa precisa ser uma prerrogativa para que o trabalho conjunto funcione.

Esses profissionais, que possuem o conhecimento técnico, precisam ser seus parceiros – desde a fase do planejamento até a finalização da obra. Portanto, é fundamental que além de ter um bom diálogo, você consiga confiar nesses profissionais.

Com o check nesses tópicos – competência, abertura ao diálogo e confiança -, contrate os profissionais. 

Trabalhar com pessoas que não se atualizam e ficam estagnadas, ou que tomam decisões muito importantes sem a conivência do proprietário ou ainda aquelas inexperientes pode gerar problemas e acarretar aumento de custos.

Mesmo que custe mais escalar para o seu time pessoas competentes, comprometidas e experientes, essa atitude poderá resultar em economias de outras maneiras. A produção é mais qualificada, o que evita problemas posteriores.

É como diz aquele velho ditado: “o barato pode custar caro”. Portanto, o custo-benefício, certamente justifica remunerar melhor profissionais que valem a pena.

3) Peça e atualize orçamentos detalhados

O orçamento geral, mais amplo, já estará contemplado no seu planejamento. Contudo, você precisa de todos os orçamentos detalhados nas fases seguintes.

Mesmo que você não possa acompanhar o dia a dia da obra, solicite que as equipes que atuam na construção informem minuciosamente a respeito de todos os orçamentos. 

Com essa medida, você compreenderá melhor onde e porque os recursos estão sendo gasto, consegue acompanhar e manter um controle sobre o orçamento geral, acompanhando o documento inicial.

4) Material

Na questão dos materiais são dois pontos distintos, mas bastante importantes para quem – como a maioria – deseja economizar com na construção.

O primeiro diz respeito (mais uma vez) à organização. Quando há listas, planejamento, diálogo entre você e a equipe contratada e organização é possível comprar parte dos materiais junta.

Isso vai contribuir para diminuir custos pela compra conjunta, na qual é possível negociar maiores descontos; e pela redução do valor do frete, já que vários materiais são entregues na mesma viagem.

A segunda questão diz respeito à escolha dos materiais. Os estudos, as pesquisas e o desenvolvimento de materiais têm gerado muitas tecnologias eficientes nos últimos anos.

Nesse setor, as novidades são constantes e vêm mudando a área da construção civil ao longo das décadas. Mais segurança, mais durabilidade e menos manutenções são motivações que levam às pesquisas desses novos materiais.

Embora nem sempre custem menos na aquisição (assim como a maioria das novas tecnologias), esses materiais trazem economias importantes e diferenciadas no médio e longo prazo.

Uma das possibilidades, que está ao alcance aqui no Brasil, é o vergalhão de fibra de vidro. Por não se decomporem ou sofrerem corrosão, eles não perdem a eficiência e precisam de menos manutenção.

Além disso, ele é muito resistente à tração, tem baixa condutividade térmica e, portanto, evita a formação de rachaduras.

A Composite Group Brazil está produzindo o Verga Fibra no Oeste catarinense. Se você deseja conhecer mais sobre nosso vergalhão de fibra de vidro entre no nosso site

E não deixe de entrar em contato conosco! Teremos o maior prazer em atendê-lo!