A engenharia civil está em fase de implantação de inovações e proposições de tecnologias, o que tem gerado mudanças significativas na área. A Composite Group vem contribuindo nesse sentido.

A Composite produz o vergalhão de fibra de vidro (de GFRP) e de outros produtos voltados à utilização pela engenharia civil.

Em pouco tempo, de uma pequena empresa, a Composite já havia se tornado líder de mercado na produção de materiais compósitos para a construção civil na Europa.

Concomitantemente à ampliação das vendas – especialmente em função da ampliação da rede de representações – a Composite Group seguiu investindo em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A empresa conquistou certificados de conformidade da produção e de produtos. Isso significa que, desde então, está de acordo com padrões de qualidade internacionais. 

Para além da Europa

O próximo passo, então, foi, em 2015, iniciar o ingresso no mercado internacional, com a comercialização de produtos para a construção civil a outros países.

A empresa foi ganhando campo de atuação e buscando novos mercados. Ao mesmo tempo, a Composite iniciou a implementação e aplicação do sistema de gestão de qualidade ISO 9001.

Com uma auditoria reconhecida internacionalmente, a Composite Group recebeu a certificação na área de

“Concepção, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos poliméricos compostos destinados ao reforço de estruturas e elementos de construção civil, industrial, construção de estradas”.

Certamente, o controle de qualidade da Composite Group eleva o mercado a outro nível de exigência.

A Composite tem parceria com uma empresa cujo laboratório verifica a qualidade da matéria-prima.

Dessa forma, sequer entram em produção na Composite, as matérias-primas que chegam ao laboratório parceiro sem a devida qualidade.

Elas são rejeitadas, garantindo que os produtos da empresa sejam de melhor resultado.

A produção dos melhores materiais à engenharia civil

Quando entram em fabricação, além dos regulamentos ISO, os produtos da Composite passam por outros, de produção – totalmente descritos. Atualmente, a empresa está em fase de implementação de uma ISO com o maior padrão de qualidade do mundo.

Ainda dentro da empresa, há o Departamento de Controle de Qualidade, que atua na fase final da produção. Lá selecionam-se amostras para testes em um laboratório credenciado.

Dessa forma, com base nos resultados dos testes de laboratório, para cada lote de produtos é emitido um certificado de qualidade.

O certificado, diferente de outras empresas e áreas, tem sua emissão por lote, e não a cada período de tempo.

Isso garante, de fato, mais qualidade e assegura que o comprador está adquirindo um material avaliado e aprovado. Isso muda o status de exigência da engenharia civil, cujos profissionais podem ficar mais tranquilos em relação ao material utilizado.

Pesquisa, desenvolvimento e inovação

Porém, muito mais do que produtora de materiais para a engenharia civil, a Composite investe em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, de uma geração superior para o mundo todo.

A Composite está entre as cinco maiores empresas na produção de materiais compósitos para a construção.

Isso porque o mercado europeu tem uma perspectiva de crescimento muito grande na produção e utilização desses materiais. 

A previsão é de fechar o período 2018-2020 com um crescimento de 400% na produção e utilização de materiais compósitos, como o vergalhão de fibra de vidro.

Esse percentual é extremamente significativo em relação ao mercado global, que é de 30%.

Outro aspecto que faz muita diferença à engenharia civil é que a Composite tem extrema responsabilidade.

Isso porque ela é a única empresa russa que oferece um seguro oficial sobre seu produto e as possíveis consequências da sua utilização.

O que isso significa para a engenharia civil do Brasil?

Ter uma multinacional com a importância da Composite Group no Brasil é algo que provavelmente mudará o cenário da construção não só por aqui, como em toda a América Latina.

A Composite veio para o Brasil por um acordo de Joint Venture. As empresas uniram recursos e experiências para firmar um acordo comercial e empresarial.

Dessa forma, há benefícios a ambos os lados.

Dentre eles, pode-se citar: a expansão dos negócios, o desenvolvimento de novos produtos, o acesso a novos mercados e canais de distribuição, além da busca de recursos.

Ter esse know how – de uma empresa entre as 5 maiores produtoras na Europa, cujo crescimento do setor no período 2018-2020 está previsto em 400% – traz uma diferenciação enorme, desde o início da empresa no Brasil.

Assim, somado a isso, há o fator de que os profissionais da engenharia civil no Brasil ainda utilizam pouquíssimo os vergalhões de fibra de vidro.

Ou seja, o material de GFRP tem raros fornecedores e não faz parte, em geral, dos projetos de construção por aqui.

Entretanto, a situação é compreensível: a chegada dos vergalhões de GFRP ao país é recente e o material ainda não é tradicional. 

Mais conhecimento = crescimento

Portanto, com maior conhecimento sobre as vantagens do material, é esperado que a revolução vista no mercado europeu também aconteça no Brasil e na América Latina.

Além de confiabilidade, o material é mais leve, não sofre corrosão – e por isso tem uma durabilidade muito grande, além de não ser condutor elétrico e térmico.

Por fim, ele é, também, muito mais sustentável – economicamente e ambientalmente.

Conheça mais sobre o Verga Fibra, o vergalhão de GFRP da Composite Group Brazil. Caso tenha mais dúvidas, entre em contato. Teremos prazer em atendê-lo!