A Composite Group Brazil é responsável pela fabricação do Verga Fibra, uma alternativa mais sustentável ao vergalhão de aço.

A Composite Group Brazil é uma multinacional que está em fase de instalação na cidade de Ponte Serrada, Oeste de Santa Catarina.

A empresa é uma das primeiras do Brasil a produzir o vergalhão de fibra de vidro, uma solução mais sustentável econômica para construções.

O produto já é comercializado e utilizado em todo mundo pela operação da empresa localizada na Rússia.

Sustentabilidade na construção civil

O Verga Fibra da Composite é uma alternativa ao vergalhão de aço e pode ser usado na construção de instalações civis, industriais e comerciais.

Sua produção é um processo complexo e que envolve alta tecnologia, algo novo no país. A solução promete maior durabilidade aos edifícios e demais obras, já que o produto não sofre corrosão.

Além disso, por ser desenvolvido com fibra de vidro, o Verga Fibra é uma opção mais sustentável em diversos sentidos.

Primeiramente a sustentabilidade da obra, já que é um material muito mais leve e maleável, e ainda assim, muito sólido. Ou seja, por suas características, tende a durar mais e tem um processo logístico e de manipulação mais simples.

Outra questão é a sustentabilidade ambiental, pois o vergalhão de fibra de vidro pode ser fabricado no tamanho exato solicitado pelo cliente, evitando, assim, as sobras e o desperdício, tão comuns nas obras tradicionais brasileiras.

Vantagens do vergalhão de fibra de vidro

É mais resistente, já que, quando usado na construção civil, o Verga Fibra da Composite tem uma resistência à tração de 2,5 a 3 vezes maior em comparação ao aço.

Estudos apontam que por 80 anos ou mais, os vergalhões de fibra de vidro não perdem seu desempenho, não se decompõem, não corroem e não reagem com ácidos ou outros materiais.

Quando os vergalhões de fibra de vidro são utilizados, a estrutura de concreto se torna mais durável devido à ausência de corrosão e tensões internas.

A utilização do Verga Fibra na construção pode reduzir o custo em até 25% com relação ao aço. Economias ainda maiores são obtidas minimizando o custo de sua entrega e instalação durante a construção.

O material é fácil de descarregar, sem a necessidade de equipamentos especiais ou um grande número de trabalhadores.

Por conta do material, o produto é até 9 vezes mais leve que o vergalhão de aço, diminuindo o peso total da construção.

Além disso, facilita o transporte e movimentação do material no canteiro de obras.

Composite Group: Da Rússia para o Brasil

A história da Composite começou na Rússia, em 2010. Em poucos anos a empresa se tornou uma líder de mercado.

Já em 2012 a empresa começou a produção do reforço de fibra de vidro para a construção civil. No final de 2015, a Composite entrou no mercado internacional de materiais de construção.

A empresa vinha numa trajetória de sucesso, quando em 2017, um grupo de empresários e investidores brasileiros decide empreender na área.

Assim nasceu a parceria que trouxe a Composite Group a se instalar no Brasil e na América Latina. A partir disso, a Composite irá produzir, desenvolver e distribuir o vergalhão de fibra de vidro para a construção civil em todo o território nacional.

Com a instalação do parque fabril em 2020, os próximos passos são o desenvolvimento de pesquisas, produtos e expansão da atuação em nível nacional e continental.