A Composite Group Brazil é responsável pela fabricação do Verga Fibra, uma alternativa mais sustentável para a construção civil.

A Composite Group Brazil é uma multinacional que está em fase de instalação na cidade de Ponte Serrada, Oeste de Santa Catarina.

A empresa é uma das primeiras do Brasil a produzir o vergalhão de fibra de vidro, uma solução mais sustentável para construções.

O produto já é comercializado e utilizado em todo mundo.

Sustentabilidade na construção civil

O Verga Fibra da Composite é uma alternativa para a construção civil, e pode ser usado na construção de instalações civis, industriais e comerciais.

Sua produção é um processo complexo e que envolve alta tecnologia, algo novo no país.

Além disso, por ser desenvolvido com fibra de vidro, o Verga Fibra é uma opção mais sustentável em diversos sentidos.

Primeiramente a sustentabilidade da obra, já que é um material muito mais leve e maleável, e ainda assim, muito sólido. Ou seja, por suas características, tende a durar mais e tem um processo logístico e de manipulação mais simples.

Outra questão é a sustentabilidade ambiental, pois o vergalhão de fibra de vidro pode ser fabricado no tamanho exato solicitado pelo cliente, evitando, assim, as sobras e o desperdício, tão comuns nas obras tradicionais brasileiras.

Vantagens do vergalhão de fibra de vidro

A solução promete maior durabilidade aos edifícios e demais obras, já que o produto não sofre corrosão.

Estudos apontam que os vergalhões de fibra de vidro não perdem seu desempenho, não se decompõem, não corroem e não reagem com ácidos ou outros materiais.

Quando os vergalhões de fibra de vidro são utilizados, a estrutura de concreto se torna mais durável devido à ausência de corrosão e tensões internas.

A utilização do Verga Fibra pode gerar economias na entrega e instalação durante a construção, por serem mais leves e maleáveis.

O material é fácil de descarregar, sem a necessidade de equipamentos especiais ou um grande número de trabalhadores, além de diminuir o peso total da construção e facilitar o transporte e movimentação do material no canteiro de obras.

Composite Group: tecnologia europeia

A história da Composite começou em 2010. Em poucos anos a empresa se tornou uma líder de mercado.

Já em 2012 a empresa começou a produção do reforço de fibra de vidro para a construção civil. No final de 2015, a Composite entrou no mercado internacional de materiais de construção.

A empresa vinha numa trajetória de sucesso, quando em 2017, um grupo de empresários e investidores brasileiros decide empreender na área.

Assim nasceu a parceria que trouxe a Composite Group a se instalar no Brasil e na América Latina. A partir disso, a Composite irá produzir, desenvolver e distribuir o vergalhão de fibra de vidro para a construção civil em todo o território nacional.

Com a instalação do parque fabril em 2020, os próximos passos são o desenvolvimento de pesquisas, produtos e expansão da atuação em nível nacional e continental.