Foi-se o tempo em que economizar significava cortar gastos. Economizar é questão de planejamento e boas escolhas. 

Buscar soluções mais econômicas na construção civil não pode significar abrir mão da qualidade. Muito pelo contrário! 

A segurança estrutural de uma construção é garantia de segurança às pessoas envolvidas com o projeto, e isso deve ser sempre uma prioridade! 

Economizar vai muito além de reduzir gastos iniciais da obra. Economizar é investir nos materiais corretos para garantir qualidade a médio e longo prazos. É o que conhecemos por custo-benefício. 

Estar atento ao custo-benefício significa considerar não somente o custo despendido de forma imediata na execução, mas também os gastos que virão ao longo da vida útil da edificação. 

Dessa forma, pode ser necessário um investimento maior em um primeiro momento para garantir maior eficiência ou menor necessidade de manutenção no futuro. 

As inovações tecnológicas tornaram-se uma grande aliada nesse sentido. Materiais de construção inovadores são projetados para solucionar problemas que há muito tempo os materiais tradicionais não conseguem resolver.

O Verga Fibra da Composite Group é uma solução tecnológica que, por diversos motivos, representa economia para a obra. Entenda. 

Por que é possível economizar com fibra de vidro?  

A fibra de vidro é a matéria-prima do Verga Fibra. Sua produção envolve alta tecnologia, o que lhe confere diversos benefícios. 

A utilização dos vergalhões de fibra de vidro representa economia na entrega do material, na instalação e no pós-obra a médio e longo prazos. Além disso, a fabricação sob medida permite menos desperdício do material.  

Economia na entrega e na instalação

Economizar na entrega é possível porque o Verga Fibra é mais leve e menos volumoso.

Isso possibilita maior facilidade no transporte e nos processos de carga e descarga do material, reduzindo os custos com a entrega. Não há necessidade de equipamentos específicos para o deslocamento ou um grande número de trabalhadores envolvidos. 

Maior facilidade no manuseio do material também exige menos trabalhadores envolvidos durante a instalação e dispensa o uso de equipamentos. 

Durante a construção, ainda é possível economizar devido ao menor volume de concreto necessário para cobrimento dos vergalhões. 

Economia no pós-obra

A matéria-prima do Verga Fibra é a razão da economia a médio e longo prazos. A fibra de vidro é livre de corrosão e danos causados por agentes externos, como químicos e roedores. 

Ainda, é mais resistente à tração, reduzindo as chances de deformação do material. O vergalhão de fibra de vidro não sofre com as ações de calor ou frio. Isso evita tensões internas e rachaduras no concreto, porque não há desequilíbrio entre a reação do material e a estrutura construída.

A durabilidade estende a vida útil do Verga Fibra. Ou seja, a economia a médio e longo prazos revela-se com a diminuição das necessidades de manutenção. 

Economia reduzindo os desperdícios

O Verga Fibra é produzido em tamanhos variados de bitolas, para adaptar-se às diferentes necessidades. É possível escolher entre bitolas de 4 mm, 5 mm, 6 mm, 8 mm, 10 mm, 12 mm ou 16 mm.

As bitolas de até 12 mm são entregues em rolos. Acima disso, o vergalhão é produzido e entregue em barras. 

De qualquer forma, é vendido em metro, conforme a medida solicitada pelo comprador. Isso justifica porque praticamente não existe perda de material. 

Não é necessário comprar barras em tamanhos específicos para adaptar às medidas da construção. O processo é o inverso: a metragem do local da aplicação é o que define quantos metros de Verga Fibra serão necessários. 

É possível economizar utilizando vergalhões de fibra de vidro, reduzindo também custos indiretos, como entrega e instalação. 

Outro ponto importante a ser destacado é o investimento em segurança. A fibra de vidro não gera condutividade elétrica e possui baixa condutividade térmica. 

Por possuir minerais em sua composição, a fibra de vidro não é inflamável e não propaga chamas. Reduzem-se as chances de acidentes e seus consequentes custos. 

Porque é possível economizar com fibra de vidro?

  • Entrega mais rápida e prática
  • Instalação mais fácil
  • Menos mão de obra envolvida
  • Dispensa o uso de equipamentos
  • Cobrimento com menor quantidade de concreto
  • Livre de corrosão
  • Menores chances de deformidade
  • Sem rachaduras no concreto
  • Maior vida útil
  • Menor necessidade de manutenção
  • Menos desperdício
  • Menos chances de acidentes

Além de todos os motivos financeiramente mais vantajosos, o Verga Fibra também é versátil. Diversos projetos podem beneficiar-se com sua aplicação, conforme apresentamos neste conteúdo

Por fim, é importante lembrar que obras com orçamentos apertados são bastante comuns na rotina dos profissionais. É imprescindível que as restrições estejam bem definidas desde o projeto da obra. 

A restrição orçamentária é encarada como um problema, mas também pode ser uma oportunidade de expandir os horizontes para novas possibilidades. Desafios maiores requerem soluções mais inventivas e engenhosas.

Estar atualizado sobre as novidades tecnológicas do setor também é uma forma de economizar. E nesse quesito não é apenas o cliente final que sai ganhando, mas o profissional, que investe também em conhecimento e sai na frente.