O vergalhão de fibra de vidro pode ser considerado, por inúmeras razões, uma evolução para o setor da construção civil, pois apresenta uma série de vantagens.

No Brasil, o vergalhão de fibra de vidro ainda é uma novidade, mas em vários países já vem sendo empregado em obras de todos os tipos.

Neste conteúdo vamos falar sobre as principais utilizações para o vergalhão de fibra de vidro da Composite Group Brazil. Boa leitura.

Leveza, flexibilidade e durabilidade

Leve, flexível e durável. São essas características que o tornam uma excelente opção para construção de estruturas de concreto armado, estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas.

O vergalhão de fibra de vidro pode ser empregado, também, em pisos e contrapisos, obras costeiras e marítimas, túneis e indústrias químicas.

A ampla gama de aplicação do Verga Fibra – nome comercial do vergalhão de fibra de vidro produzido pela Composite Group Brazil, primeira empresa a fabricar esse produto em território nacional.

Entre elas, destacam-se maior resistência à tração e zero condutividade térmica e elétrica, além de ser imune à corrosão.

Rodovias, pontes, viadutos e túneis

Obras de grandes proporções, que exigem estruturas reforçadas para resistir ao uso intenso, como pontes, rodovias, viadutos e túneis, podem se beneficiar das propriedades do vergalhão de fibra de vidro.

A utilização do Verga Fibra reduz o peso da estrutura e aumenta a resistência do concreto. Ainda, por conta da maior flexibilidade do vergalhão de fibra de vidro, as chances de trincas e rachaduras ao longo do tempo reduzem consideravelmente.

E, por falar em tempo, por ser imune à corrosão, já que seus componentes não reagem à oxidação, o Verga Fibra tem grande durabilidade, ou seja, sua vida útil é bem mais longa.

Outra vantagem da utilização do vergalhão de fibra de vidro nesse tipo de obra está ligada à economia e à praticidade.

Por ser leve – 12 metros de vergalhão de aço de 8mm pesa apenas 0,96 Kg – é bem mais fácil de ser transportado, porque exige menos maquinário e menos mão de obra. Ainda, para bitolas de até 12 mm, o material é entregue em rolos. Acima disso, o vergalhão é produzido e entregue em barras, na medida solicitada pelo cliente. Ou seja, por ser sob medida, praticamente não há desperdício de material.

Vergalhão de fibra de vidro em calçadas e obras à beira-mar

Um dos grandes problemas das construções em áreas costeiras é a corrosão por conta da maresia, e as estruturas de calçadas, muros e outras obras nesse tipo de ambiente acabam cedendo precocemente, levando a dois cenários, ambos negativos: ou a construção fica danificada, com rachaduras e trincas, prejudicando a mobilidade, no caso de calçadas e passeios; ou gera custos extras com reformas frequentes.

A propriedade antioxidante do vergalhão de fibra de vidro é a solução ideal para esse tipo de problema. Além de ser mais flexível evitando rachaduras pela tração (dilatação/compressão do concreto), ele não oxida em contato com o sal. Sem oxidação, não enferruja, e mantém suas funcionalidades de sustentação do concreto por muito mais tempo.

A flexibilidade do vergalhão de fibra de vidro também o valida para emprego em todos os tipos de pisos, desde os residenciais, que demandam menos resistência, até comerciais e industriais, que estão expostos a maior movimentação de pessoas e veículos, e são submetidos à alta compressão por máquinas e equipamentos.

Indústrias químicas

Algumas construções, pelo uso a que se destinam, precisam atender normas específicas, condizentes com as atividades que serão realizadas e os produtos que serão manipulados nessas instalações.

É o caso de indústrias químicas, que seguem padrões rígidos na construção de seus espaços, para garantir que a produção não seja afetada por falhas no ambiente.

Dependendo da atividade desenvolvida, o uso do vergalhão de fibra de vidro pode ser uma opção para evitar a corrosão precoce, a condutividade térmica, considerando uma atividade que demande controle de temperatura, e de eletricidade.

Essas propriedades podem tornar o ambiente mais seguro para as pessoas e contribuir para o aumento da vida útil tanto da construção quanto dos equipamentos nela alocados.

Edifícios residenciais e comerciais

Por fim, mas não menos importante, o Verga Fibra pode ser utilizado em construções convencionais, sejam residências, sejam lojas e salas comerciais.

As mesmas vantagens já apresentadas para obras de grande porte e/ou em áreas costeiras, para estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas também se aplicam a projetos de casas e edifícios, independentemente de serem construções térreas ou com vários pavimentos.

O vergalhão de fibra de vidro pode ser utilizado do piso à laje, garantindo resistência, flexibilidade e durabilidade à construção. Sem esquecer a praticidade no manuseio, por conta da leveza, e da economia que isso gera em todo o processo, incluindo desde o transporte até a aplicação.

Saiba como foi a Primeira concretagem do Verga Fibra no Brasil

Infinitas possibilidades

O vergalhão de fibra de vidro é novidade no País, mas considerando sua utilização e os resultados obtidos mundo afora, em breve será um produto indispensável em todos os tipos de obra, não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

Se você quer saber mais sobre as propriedades do Verga Fibra e como ele se encaixa no seu projeto, entre em contato conosco.