O vergalhão de fibra de vidro pode ser considerado, por inúmeras razões, uma evolução para o setor da construção civil, pois apresenta uma série de vantagens em relação ao vergalhão de aço, tradicionalmente utilizado em construções.

No Brasil, o vergalhão de fibra de vidro ainda é uma novidade, mas em vários países já vem sendo empregado em obras de todos os tipos, em substituição ao vergalhão de aço.

Neste conteúdo vamos falar sobre as principais utilizações para o vergalhão de fibra de vidro da Composite Group Brazil. Boa leitura.

Leveza, flexibilidade e durabilidade

Leve, flexível e durável. Essas são apenas algumas das vantagens do vergalhão de fibra de vidro quando comparado ao aço. E são essas características que o tornam uma excelente opção para construção de estruturas de concreto armado, estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas.

O vergalhão de fibra de vidro pode ser empregado, também, em pisos e contrapisos, obras costeiras e marítimas, túneis e indústrias químicas.

A ampla gama de aplicação do Verga Fibra – nome comercial do vergalhão de fibra de vidro produzido pela Composite Group Brazil, primeira empresa a fabricar esse produto em território nacional – deve-se a outras características que o diferenciam do vergalhão de aço.

Entre elas, destacam-se maior resistência à tração e zero condutividade térmica e elétrica, além de ser imune à corrosão.

Rodovias, pontes, viadutos e túneis

Obras de grandes proporções, que exigem estruturas reforçadas para resistir ao uso intenso, como pontes, rodovias, viadutos e túneis, podem se beneficiar das propriedades do vergalhão de fibra de vidro.

A substituição do vergalhão de aço pelo Verga Fibra reduz o peso da estrutura e aumenta a resistência do concreto. Ainda, por conta da maior flexibilidade do vergalhão de fibra de vidro, as chances de trincas e rachaduras ao longo do tempo reduzem consideravelmente.

E, por falar em tempo, por ser imune à corrosão, já que seus componentes não reagem à oxidação como o aço, o Verga Fibra tem durabilidade média de 80 anos, ou seja, sua vida útil é bem mais longa que a do seu principal concorrente – o vergalhão de aço.

Outra vantagem da utilização do vergalhão de fibra de vidro nesse tipo de obra está ligada à economia e à praticidade.

Por ser leve – enquanto 12 metros de vergalhão de aço 8 mm pesam 4,74 Kg, a mesma medida do Verga Fibra 8mm pesa apenas 0,96 Kg – é bem mais fácil de ser transportado, porque exige menos maquinário e menos mão de obra. Ainda, para bitolas de até 12 mm, o material é entregue em rolos. Acima disso, o vergalhão é produzido e entregue em barras, na medida solicitada pelo cliente. Ou seja, por ser sob medida, praticamente não há desperdício de material.

Vergalhão de fibra de vidro em calçadas e obras à beira-mar

Um dos grandes problemas das construções em áreas costeiras é a corrosão. O vergalhão de aço oxida com muita facilidade, por conta da maresia, e as estruturas de calçadas, muros e outras obras nesse tipo de ambiente acabam cedendo precocemente, levando a dois cenários, ambos negativos: ou a construção fica danificada, com rachaduras e trincas, prejudicando a mobilidade, no caso de calçadas e passeios; ou gera custos extras com reformas frequentes.

A propriedade antioxidante do vergalhão de fibra de vidro é a solução ideal para esse tipo de problema. Além de ser mais flexível que o aço, evitando rachaduras pela tração (dilatação/compressão do concreto), ele não oxida em contato com o sal. Sem oxidação, não enferruja, e mantém suas funcionalidades de sustentação do concreto por muito mais tempo.

A flexibilidade do vergalhão de fibra de vidro também o valida para emprego em todos os tipos de pisos, desde os residenciais, que demandam menos resistência, até comerciais e industriais, que estão expostos a maior movimentação de pessoas e veículos, e são submetidos à alta compressão por máquinas e equipamentos.

Indústrias químicas

Algumas construções, pelo uso a que se destinam, precisam atender normas específicas, condizentes com as atividades que serão realizadas e os produtos que serão manipulados nessas instalações.

É o caso de indústrias químicas, que seguem padrões rígidos na construção de seus espaços, para garantir que a produção não seja afetada por falhas no ambiente.

Dependendo da atividade desenvolvida, o uso do vergalhão de fibra de vidro pode ser uma opção para evitar a corrosão precoce, a condutividade térmica, considerando uma atividade que demande controle de temperatura, e de eletricidade.

Essas propriedades podem tornar o ambiente mais seguro para as pessoas e contribuir para o aumento da vida útil tanto da construção quanto dos equipamentos nela alocados.

Edifícios residenciais e comerciais

Por fim, mas não menos importante, o Verga Fibra pode ser utilizado em construções convencionais, sejam residências, sejam lojas e salas comerciais.

As mesmas vantagens já apresentadas para obras de grande porte e/ou em áreas costeiras, para estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas também se aplicam a projetos de casas e edifícios, independentemente de serem construções térreas ou com vários pavimentos.

O vergalhão de fibra de vidro pode ser utilizado do piso à laje, garantindo resistência, flexibilidade e durabilidade à construção. Sem esquecer a praticidade no manuseio, por conta da leveza, e da economia que isso gera em todo o processo, incluindo desde o transporte até a aplicação.

Saiba como foi a Primeira concretagem do Verga Fibra no Brasil

Infinitas possibilidades

O vergalhão de fibra de vidro é novidade no País, mas considerando sua utilização e os resultados obtidos mundo afora, em breve será um produto indispensável em todos os tipos de obra, não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

Se você quer saber mais sobre as propriedades do Verga Fibra e como ele se encaixa no seu projeto, entre em contato conosco.