Diversos setores questionam-se porque inovar é necessário. Para a construção civil não é diferente. 

Por ser reconhecida como uma das mais importantes atividades econômicas do mundo, não se adaptar aos avanços e desenvolvimento de novas tecnologias representaria um atraso para o setor. 

Mais do que acompanhar as tendências, inovar é necessário para a melhoria de diversos processos que resultam positivamente na vida das pessoas. 

Reconhecer estes processos é a chave para responder a pergunta e convencer-se de que investir em inovação não é um custo, mas sim, benefício. Veja. 

Inovar é necessário para expandir a capacidade humana 

A escassez de mão de obra especializada tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas automatizados de construção. A pandemia exacerbou essa tendência. 

A automatização dos meios de produção na engenharia e na arquitetura tende a crescer até 30% ao longo dos próximos anos. 

Isso não representa risco de substituição da mão de obra humanizada. Muito pelo contrário! 

A automação colabora e aprimora o processo. As novas tecnologias nos permitem ir além dos nossos próprios limites. 

Os drones nos canteiros de obras, por exemplo, estão sendo usados para fazer o que humanos não podem. Eles tornam-se úteis para ter uma visão mais ampla do processo de construção e do progresso no canteiro. 

Inovar é necessário para aprimorar os processos 

A realidade aumentada é um bom exemplo de inovação tecnológica que está revolucionando a construção civil. 

Ela inclui elementos virtuais que interagem com o que já existe no canteiro de obras, aumentando eficiência e precisão e reduzindo a ocorrência de erros. 

Isso representa mais segurança durante e após a obra. Menos erros também diminuem a necessidade de manutenção.  

As possibilidades e potencialidades oferecidas pelas novas tecnologias precisam ser acompanhadas pela inovação nos processos e também nos materiais de construção. Materiais tradicionais limitam este objetivo. 

Todos os anos, novos materiais tecnológicos são apresentados ao mercado, incluindo telhas, tijolos, tintas, argamassas e também, é claro, os vergalhões. 

O aprimoramento dos processos através da inovação é responsável por outras grandes conquistas. 

Inovar é necessário para a sustentabilidade

A indústria da construção civil é responsável pelo consumo de cerca de 75% dos recursos naturais do planeta. O impacto no meio ambiente acontece também pela modificação da paisagem e pela geração de resíduos. 

Diante disso, torna-se fundamental para os profissionais envolvidos no processo repensar os sistemas produtivos e os materiais empregados. 

Ações sustentáveis desencadeiam, ainda, uma série de efeitos positivos para a população e nós aprofundamos este tema aqui

Para ser considerada sustentável, uma construção precisa que todas as fases sejam reformuladas: elaboração do projeto, processo construtivo e também manutenção e vida útil.

Deve-se buscar ao máximo a harmonia com o meio ambiente, para que os impactos sejam os mínimos possíveis e, ao mesmo tempo, os materiais devem ser usados em sua maior eficiência. 

Adotar estratégias para maior aproveitamento dos recursos naturais como iluminação e ventilação naturais para diminuir o consumo de energia elétrica e ar condicionado, é um bom exemplo de harmonização com o ambiente. 

Já durante a construção, materiais inovadores têm mostrado uma ou mais características que contribuem para a sustentabilidade:

  • são produzidos a partir de materiais reciclados;
  • são mais rentáveis, isto é, menor quantidade do produto cumpre ou supera a aplicação do similar tradicional;
  • são mais duráveis, diminuindo a manutenção e o consequente uso de mais matéria-prima na substituição;
  • têm uso e aplicação mais fácil e rápida, solicitando menos recursos humanos e de maquinário durante a obra;
  • são mais resistentes, elevando a vida útil e também a segurança da construção.

Assim, a inovação é necessária para a sustentabilidade porque permite reduzir o desperdício, reaproveitar matéria e minimizar a extração de recursos naturais. 

Um benefício extra é conquistado. A redução dos custos da obra. 

Inovar é necessário para reduzir custos 

O orçamento é, diversas vezes, uma ressalva na construção civil. A barreira econômica faz muitos projetos serem interrompidos ou nunca saírem do papel. 

Reduzir custos, mantendo eficiência é, de fato, um desafio. 

Menos desperdício de material é um grande passo. As demais características dos materiais inovadores, como durabilidade e rentabilidade, também colaboram para este fim.

O Verga Fibra é um ótimo exemplo de inovação, porque cumpre com diversos destes pressupostos. Conheça todas as suas vantagens

Outro exemplo que já está disponível no mercado é uma supercola que substitui a argamassa convencional. Entre seus benefícios estão a economia, porque uma quantidade muito menor do produto é necessária para assentar os tijolos. 

Além dos produtos inovadores, a tecnologia tornou-se aliada através de softwares que ajudam arquitetos, engenheiros e construtores a melhor organizar os orçamentos de obras. 

É possível esquematizar todos os materiais necessários para projetar, bem como analisar o andamento da construção.

De alguma forma, a inovação sempre forma um ciclo de benefícios. Aposta-se em redução de custos e ganha-se em sustentabilidade, por exemplo. Ou ainda, inovamos pensando em superar as capacidades humanas e aprimoramos a segurança. 

Por fim, vale ressaltar que a busca por eficiência, aliada ao respeito pelo meio ambiente, é a nova grande sacada da indústria e, incorporar as novidades é indispensável para o setor civil.