Talvez você não saiba, mas vergalhões de fibra de vidro podem ser utilizados em vários tipos de obras da construção civil. Neste texto mostraremos algumas dessas possibilidades.

Mas, primeiro, vamos falar um pouco mais do que se trata esse material.

Vergalhões de fibra de vidro representam uma tecnologia mais resistente e durável em relação aos tradicionais e bastante conhecidos vergalhões de aço. Ou seja, são uma evolução.

Embora no Brasil o uso de vergalhões de fibra de vidro ainda seja pouco difundido – já que a produção do material ainda é recente por aqui -, sua utilização é bastante comum em outros países. 

Contudo, apesar de recém-chegado por aqui, já é tendência. E há razões claras e objetivas para acreditar que em breve passará de tendência a realidade: conheça as vantagens dos vergalhões de fibra de vidro

Alguns benefícios do uso de vergalhões de fibra de vidro

Durabilidade do material: segundo estudos, o desempenho dos vergalhões de fibra de vidro se mantém por pelo menos 80 anos.

Força e resistência: o verga fibra têm resistência à tração pelo menos 2,5 vezes maior que a dos de aço. Também não conduzem eletricidade, calor ou frio. 

Menor necessidade de reparos: como são duráveis, fortes e resistentes, além de não sofrerem corrosão (problema comum nos de aço), os vergalhões de fibra de vidro precisam de muito menos manutenção do que os tradicionais.

Leveza: 4,74 kg é o peso de uma barra de aço de 12 metros e bitola de 8mm, enquanto com as mesmas medidas, um vergalhão de fibra de vidro pesa menos de 1 kg – são 960 gramas.

Com a produção dos vergalhões de fibra de vidro no Brasil, com tecnologia, confiabilidade e know-how de quem já faz isso há décadas, certamente, o material será cada vez mais visto nas obras.

E quais obras podem utilizar o verga fibra?

Casas e prédios (comerciais e residenciais)

A primeira impressão é de que vergalhões de fibra de vidro só podem ser utilizados em obras de grande porte, como pontes e túneis. Porém, isso não é verdadeiro.

O uso do material em casas e prédios – de uso comercial ou residencial – também é possível. E mais do que isso: pode ser bastante vantajoso.  

Primeiramente, o vergalhão com bitolas de até 12mm é entregue em rolos. Acima dessa bitola, o material é produzido e entregue em barras na medida solicitada pelo cliente. Ou seja, por ser sob medida, praticamente não há desperdício de material.

Em segundo lugar, a utilização dos vergalhões de fibra de vidro pode baixar consideravelmente o orçamento total da obra. 

Além disso, cabe ressaltar um ponto bastante importante aqui: a manutenção da construção ao longo dos anos. O valor será reduzido, pois o desempenho do verga fibra se mantém por pelo menos 80 anos.

Grandes obras públicas: viadutos, pontes, rodovias e barragens

Tráfego intenso e pesado exigem, acima de tudo, que as estruturas construtivas sejam robustas. Resistir ao uso ao longo dos anos e manter a segurança das estruturas são requisitos básicos para grandes obras públicas, como viadutos, pontes e rodovias.

Obras que precisam suportar tal demanda (um bitrem, por exemplo, pesa mais de 55 toneladas), necessariamente devem ser feitas com materiais de qualidade.

Além disso, essas estruturas estão expostas e precisam ser construídas com materiais que dêem conta dessas particularidades. Em barragens, há ainda a umidade, que pode ser agressiva nas construções.

Nesse sentido, por conta dessas características, os vergalhões de fibra de vidro são muito indicados. 

Por serem muito mais leves que os de aço, eles diminuem consideravelmente o peso da estrutura. Ao mesmo tempo, aumentam a resistência do concreto.

Rachaduras e trincos, muito comuns em grandes obras, acontecem com muito menos frequência quando túneis, pontes, viadutos e barragens são feitos com verga fibra, devido à sua flexibilidade.

Grandes muros, calçadas e outras obras à beira-mar

A corrosão é um grande problema para vários tipos de obras. A maresia castiga materiais feitos de aço e reduz consideravelmente a vida útil dessas construções.

Quando o aço é utilizado, em um curto espaço de tempo já aparecem rachaduras e trincas. Consequentemente, é necessária a realização de reformas e reparos e, assim, os gastos acabam sendo mais altos.

As barras poliméricas de fibra de vidro não sofrem corrosão, não oxidam no contato com o sal e, portanto, não enferrujam. Dessa forma, a durabilidade, especialmente próximo ao mar, é muito maior.

Vergalhões de fibra de vidro em obras de indústrias

Muitas indústrias utilizam altas temperaturas, por exemplo. As barras poliméricas de fibra de vidro não têm o problema do aço, que conduz frio e calor.

O uso da eletricidade em grandes máquinas é normal nas indústrias. A fibra de vidro não conduz eletricidade, tornando a estrutura muito mais segura.

Os vergalhões de fibra de vidro, portanto, garantem que as construções tenham menos problemas, evitam problemas com o maquinário (geralmente bastante caro) e o mais importante: trazem mais segurança a quem trabalha no local.

Por fim, em indústrias, mas também em construções residenciais e comerciais, o uso de vergalhões de fibra de vidro em pisos é bastante recomendado. A resistência é o principal atributo para essa aplicação.

A Composite Group Brazil, instalada em Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, produz vergalhões de fibra de vidro, chamados Verga Fibra. 

Conheça mais sobre o Verga Fibra e todas as suas vantagens. Caso deseje mais informações para utilizar o Verga Fibra em sua obra, entre em contato.